LATEST NEWS

Galo espanta sono dos recifenses com desfile 'ao contrário'

Posted by Unknown ~ sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Galo desfila com percuso diferente no Recife. (Foto: Luna Markman/G1)Galo desfila com percurso diferente no Recife.
(Foto: Luna Markman/G1)
É tudo ao contrário. Não tem sol nem calor nem mais de um milhão de pessoas circulando nas ruas do centro do Recife. O desfile é à noite. Tem menos trio-elétricos e carros alegóricos. Teve até atraso de duas horas para os famosos clarins tocarem. Mais uma coisa não muda: seja em que hora ou dia for, o Galo da Madrugada anima qualquer folião. Foi assim na noite desta quinta-feira (7) com a tradicional prévia do clube de máscaras, quando o desfile é feito em um percurso inverso ao original, que ocorre mesmo neste sábado (9), bem cedinho, com concentração a partir das 6h.

Antes de a festa começar, muita gente aproveitou para admirar e tirar fotos do galo gigante, erguido nesta quinta, na Ponte Duarte Coelho. A escultura tem 27 metros e pesa três toneladas. Este ano, a roupa traz estampas africanas para lembrar o percussionista Naná Vasconcelos. O boneco também carrega no peito uma câmera fotográfica em memória do fotógrafo Alcir Lacerda. Ambos os pernambucanos são homenageados do carnaval recifense.
Alegoria lembra embarcação que navega pelo Rio São Francisco. (Foto: Luna Markman/G1)Alegoria lembra embarcação que navega pelo Rio São
Francisco. (Foto: Luna Markman/G1)
Áurea d'Carla saiu de Paulista, município vizinho, com o marido Carlos Marinho e as filhas Vikitória,12 anos, e Valentina, 1, para curtir o desfile e aproveitou para conhecer também a escultura. "O galo está muito lindo, adorei a máquina pendurada. Há pelo menos quatro anos que a gente brinca nessa prévia, que é boa pois não tem muito tumulto, é mais tranquilo. Como Valentina ainda é pequena, vamos ver se dá para sair no dia mesmo, talvez a gente fique na concentração", comentou.
O desfile da agremiação vai contar com quatro carros alegóricos, todos inspirados no Rio São Francisco, homenageado deste ano. Dois já puderam ser vistos esta noite, representando a usina hidrelétrica de Paulo Afonso, os pescadores e agricultores do Velho Chico, além da embarcação Benjamim Guimarães, único barco a vapor em atividade no mundo. "O Galo ao contrário serve mais como um ensaio para nós. É mais cômodo que de manhã, mas não se compara com a quantidade de gente do dia para valer, que a animação ainda é maior", disse Maurício Oliveira, vestido de agricultor para compor uma das alegorias.

Há 15 anos, o clube de máscaras desfila ao contrário, com concentração na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, onde o desfile termina no dia original. Às 21h30, ele começou a seguir pela Avenida Dantas Barreto, com encerramento na Rua da Concórdia, em frente à sede do Galo, em uma festa que deve passar da meia-noite, facilmente.
Giselda e Pedro comemoram 25 anos de casados no Galo. (Foto: Luna Markman/G1)Giselda e Pedro comemoram 25 anos de casados no Galo.
(Foto: Luna Markman/G1)
Duas freviocas e três trios elétricos têm a missão de animar o público. Muitas crianças brincaram fantasiadas ao lados dos pais. Tinha gente também conferindo a festa pelas sacadas dos prédios. A professora Giselda Gadelha tinha um motivo especial para estar na folia com o marido Pedro Batista, mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte. "Sábado [9], no Galo, nos vamos comemorar 25 anos de casados. Caiu certinho, pois amamos carnaval e já estamos celebrando há pelo menos três semanas", contou.

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Caros amigos a legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, Portanto, por favor não mande cometários anônimo que não aceitamos.